O calcário da água tem alguma influência sobre os cabelos?

A água do banho tem tendência para deixar um resíduo de calcário nos cabelos!

A água do banho tem tendência para deixar um resíduo de calcário nos cabelos!

Este resíduo torna-os mais frágeis às agressões exteriores, em particular, ao sol. Assim, os cabelos terão a tendência para ficar mais facilmente secos e quebradiços.

Pode não reparar, mas a água dura pode estar a causar acumulação de resíduos no cabelo. A dureza da água depende da quantidade de minerais naturais como o cálcio e o magnésio que se dissolvem na água através do seu contacto com as rochas, sendo considerada “dura” quando existem valores significativos destes sais.

Os iões (moléculas com carga eléctrica) de cálcio e magnésio vão ligar-se ao cabelo da mesma forma que o condicionador o faz. Os depósitos minerais vão abrir as camadas de cutículas no cabelo o que irá fazer com que o cabelo pareça seco, frisado, com falta de definição, mais quebradiço e com acumulação de minerais que pode assemelhar-se a caspa.

O cabelo tem tendência a ter uma carga eléctrica negativa na sua fibra capilar. Como os opostos se atraem, os iões com carga positiva da água dura vão se ligar à carga negativa do cabelo. Quanto mais o cabelo está estragado (com a porosidade muito elevada/cutículas muito abertas) mais estes minerais se vão ligar às fibras capilares.

 Se a água da sua casa for muito calcária e os seus cabelos forem tendencialmente secos, pode adquirir um chuveiro com filtro de calcário ou terminar o enxaguamento dos cabelos com água engarrafada ou, ainda, com sumo de limão, anti-calcário natural.

Lavagem com Sumo de Limão ou Vinagre de Maçã – Estes são dois métodos caseiros efectivos e baratos. Ao baixar o pH do cabelo com a sua composição ácida, ajuda a remover os minerais do cabelo. É importante adicionar a estas receitas caseiras em água mineral engarrafada ou destilada. Estas receitas funcionam melhor após o champô e antes do condicionador. Sumo de Limão: Aplicar metade de um limão em 400/500ml de água. Pode também adicionar ao teu condicionador. Vinagre de Maçã: Aplicar uma colher de sopa de vinagre de maçã em 500ml de água. Ver um vinagre que tenha apenas vinagre puro, sem mais compostos adicionados.

Os Chuveiro Com Filtro da +Terapia – São bons para remover uma parte do cloro e outras impurezas. É tão eficaz como um equipamento de descalcificação instalado nas torneiras. E equilibra o pH do cabelo ao manter a melhor forma de ter um cabelo mais saudável, sem quebra, com retenção de hidratação e sem proliferação de bactérias.

 

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.